segunda-feira, 13 de julho de 2009
motivação
Quarta-feira, Outubro 10, 2007
Motivação e Aprendizagem - Guia para pais (II)
Certo dia, disseram a um viajante que uma das maiores felicidades na vida era encontrar moedas na estrada. Para poder comprová-Io, o viajante decidiu experimentar a sensação e deitou algum dinheiro no caminho, recuperando-o logo em seguida. Mas não sentiu nenhuma alegria especial com a descoberta. Repetiu a estratégia diversas vezes, sem verificar nenhuma alteração no seu estado de espírito. Um dia, porém, distraiu-se e perdeu mesmo as moedas. Cheio de ansiedade, procurou-as pela terra do caminho horas a fio até que, finalmente, as conseguiu recuperar. Nesse preciso instante, sentiu a súbita felicidade de que tanto lhe tinham falado. (História de tradição oriental)
A motivação é como um motor que orienta os nossos passos. Sem ela, é difícil fazer caminho. Para promovê-Ia, é necessário conhecer alguns dos seus segredos e experimentar os seus diversos percursos.
Motivação
Chamamos motivação aos factores internos que dão energia e direcção ao comportamento, com vista à satisfação de um desejo ou necessidade. Os indivíduos podem ser motivados por factores que lhes sejam externos. É o caso dos alunos que estudam unicamente para obter boas notas por causa da pressão dos pais ou professores (Motivação Extrínseca). Podem também ser dirigidos por factores internos. Acontece quando um jovem, ao estudar, se sente compensado pelo facto de estar a aprender (Motivação Intrínseca).
Causas da desmotivação
São vários os possíveis motivos que podem conduzir à desmotivação. Podemos agrupá-los em três grandes ordens:
1. Causas associadas a experiências passadas. Situações de insucesso no passado, quando vindas à memõria, podem causar as mesmas reacções no cérebro.
2. Causas associadas ao ambiente de aprendizagem. Falta de recursos, dificuldades na linguagem, ansiedade, stresse, má posição na cadeira, má
iluminação, nutrição deficitária são algumas, entre as muitas causas possíveis, para o desvio de atenção.
3. Causas relacionadas com o futuro. Sem o estabelecimento de objectivos e sem a crença de os poder concretizar, é muito difícil para alguém ter a motivação suficiente para desenvolver um projecto.
QUESTÕES FREQUENTES
Deverei recompensar os meus filhos com um prémio pelos sucessos escolares obtidos?
É muito importante cultivar no jovem sentimentos de competência, de gosto pela aprendizagem, de auto-determinação. No entanto, a realização contínua de tarefas com o fito único do prémio poderá levar à desmotivação ou ao desânimo na ausência da recompensa. Com isto, não se pretende dizer que a atribuição de um prémio não possa ser motivadora, mas terá sempre de ser articulada com o estímulo da necessidade e do prazer do aprender em si. Daí, por exemplo, a importância da aprendizagem por descoberta.
Como ajudar o meu filho a lidar com o fracasso sem perder a motivação?
O seu filho procurará, naturalmente, os motivos do seu êxito ou do falhanço.
Um aluno que atribua a si mesmo a responsabilidade do seu desempenho tende a sentir-se mais motivado para prosseguir as suas tarefas do que aquele que atribui os seus resultados ao acaso ou a outros factores exteriores. Assim, aconselha-se o educador a não dar respostas do tipo "Foi azar" ou "O professor tem alguma coisa contra ti", mas a ajudar o seu filho na ponderação das causas do insucesso, para poder estabelecer estratégias com vista a melhorar a situação.
Conselhos para promover a motivacão
Definir objectivos pessoais.
Para os alunos se sentirem motivados, precisam de acreditar que vão poder executar com sucesso as suas tarefas. Se as metas forem de tal modo ambiciosas que inviabilizem à partida o êxito do projecto, eles vão sentir-se naturalmente desmotivados. Assim, é preferível o estabelecimento de pequenos objectivos, cujo cumprimento poderá trazer a compensação pelo esforço despendido e a confiança necessária para o estabelecimento de metas mais ambiciosas. Isto, obviamente, exige um trabalho constante de auto-avaliação e uma prática mais generalizada do ensino diferenciado.
Criar correspondência escola-casa
É importante valorizar os pequenos esforços do seu filho. Uma das estratégias poderá ser a troca de mensagens entre o professor e o encarregado de educação, que vise assinalar os pequenos triunfos do aluno, quer ao nível da participação, do cumprimento dos deveres, quer ao nível do comportamento.
Dar palavras de aprovação e de ânimo
Reforçar os pequenos sucessos, lançar desafios, mostrar que acredita nas suas potencialidades levarão o seu filho a acreditar nas suas capacidades.
Atribuir simbolicamente marcas de reconhecimento
Nestas idades, a atribuição de autocolantes para premiar um determinado sucesso, ou a entrega de diplomas poderá ser especialmente estimulante.
Conceber actividades motivadoras
A criação de actividades que envolvam realmente as crianças na sua execução é um passo muito significativo para a motivação no estudo. Para que as tarefas sejam motivadoras devem:
1. trazer um ganho que possa ser percebido pela criança. Se ela sentir que o trabalho valeu a
pena, vai esforçar-se para estudar mais;
2. ser autênticas. Se o problema constituir uma situação real, o aluno mobilizará os seus saberes com mais facilidade para a sua resolução;
3. envolver diferentes aprendizagens. Se a tarefa activar diferentes conhecimentos, será mais desafiadora e compensadora.
Estimular a auto-motivação.
D0 ponto de vista emocional, é importante promover o optimismo, a expectativa de que tudo acabará por correr bem, apesar dos eventuais contratempos.
Proporcionar um ambiente familiar rico em incentivos.
Aproveite ao máximo as oportunidades para envolver a criança ao nível cultural. Uma ida ao museu, ao teatro, ao cinema, ou um simples passeio proporcionarão oportunidades importantes para o jovem se interessar pelo mundo que o rodeia.
Ajudar o seu filho a ter uma percepção positiva de si mesmo.
Quando sabemos que temos um certo controlo sobre os acontecimentos, que somos parte activa de um processo, sentimo-nos mais confiantes, mais motivados. O mesmo se passa com
os mais novos. É importante auxiliá-los a pensar sobre os seus procedimentos, as suas técnicas de estudo, os seus problemas, a fim de incentivar a sua própria autonomia e auto-confiança.
Eliminar as ameaças e diminuir as pressões à sua volta.
Apenas livre da angústia, do stresse, da ansiedade poderá o seu filho ter vontade, por si próprio, de descobrir, conhecer e aprender.
Algumas técnicas para gerir o stresse:
. potenciar as emoções positivas, como a amizade, o amor, a solidariedade;
. aprender a relaxar, através de uma respiração profunda, da prática de um desporto, da música;
. procurar escapes para a pressão, pelo riso, choro, desporto, dança, etc;
. acreditar que se tem um domínio sobre a vida e que nela se pode intervir.
Proporcionar feedback à criança.
Este é um dos métodos mais eficazes para promover a motivação intrínseca. Os comentários ao trabalho do seu filho, se possível estimulando o seu percurso e mantendo-o a par dos seus progressos, podem envolvê-lo, de um modo muito enriquecedor, na sua própria aprendizagem.
Activar e envolver as emoções positivas para a aprendizagem.
As emoções são parte integrante da aprendizagem. Sem um envolvimento emocional, esta torna-se num terreno árido, perdendo a sua dimensão mais aliciante, estimuladora, apaixonante.
Os pais devem, por isso, demonstrar claramente o seu amor pelo conhecimento, que, sem dúvida, acabará por contaminar os jovens.
A criação de controvérsia, de debate, que aqueça e divida os diferentes partidos, é sempre uma aposta ganha quando se trata de motivar as crianças para o estudo de um novo tema.
Fonte: Obra citada infra
Posted by JMA at 11:51 AM
Labels: aprendizagem, Motivação, pais
Motivação e Aprendizagem - Guia para pais (II)
Certo dia, disseram a um viajante que uma das maiores felicidades na vida era encontrar moedas na estrada. Para poder comprová-Io, o viajante decidiu experimentar a sensação e deitou algum dinheiro no caminho, recuperando-o logo em seguida. Mas não sentiu nenhuma alegria especial com a descoberta. Repetiu a estratégia diversas vezes, sem verificar nenhuma alteração no seu estado de espírito. Um dia, porém, distraiu-se e perdeu mesmo as moedas. Cheio de ansiedade, procurou-as pela terra do caminho horas a fio até que, finalmente, as conseguiu recuperar. Nesse preciso instante, sentiu a súbita felicidade de que tanto lhe tinham falado. (História de tradição oriental)
A motivação é como um motor que orienta os nossos passos. Sem ela, é difícil fazer caminho. Para promovê-Ia, é necessário conhecer alguns dos seus segredos e experimentar os seus diversos percursos.
Motivação
Chamamos motivação aos factores internos que dão energia e direcção ao comportamento, com vista à satisfação de um desejo ou necessidade. Os indivíduos podem ser motivados por factores que lhes sejam externos. É o caso dos alunos que estudam unicamente para obter boas notas por causa da pressão dos pais ou professores (Motivação Extrínseca). Podem também ser dirigidos por factores internos. Acontece quando um jovem, ao estudar, se sente compensado pelo facto de estar a aprender (Motivação Intrínseca).
Causas da desmotivação
São vários os possíveis motivos que podem conduzir à desmotivação. Podemos agrupá-los em três grandes ordens:
1. Causas associadas a experiências passadas. Situações de insucesso no passado, quando vindas à memõria, podem causar as mesmas reacções no cérebro.
2. Causas associadas ao ambiente de aprendizagem. Falta de recursos, dificuldades na linguagem, ansiedade, stresse, má posição na cadeira, má
iluminação, nutrição deficitária são algumas, entre as muitas causas possíveis, para o desvio de atenção.
3. Causas relacionadas com o futuro. Sem o estabelecimento de objectivos e sem a crença de os poder concretizar, é muito difícil para alguém ter a motivação suficiente para desenvolver um projecto.
QUESTÕES FREQUENTES
Deverei recompensar os meus filhos com um prémio pelos sucessos escolares obtidos?
É muito importante cultivar no jovem sentimentos de competência, de gosto pela aprendizagem, de auto-determinação. No entanto, a realização contínua de tarefas com o fito único do prémio poderá levar à desmotivação ou ao desânimo na ausência da recompensa. Com isto, não se pretende dizer que a atribuição de um prémio não possa ser motivadora, mas terá sempre de ser articulada com o estímulo da necessidade e do prazer do aprender em si. Daí, por exemplo, a importância da aprendizagem por descoberta.
Como ajudar o meu filho a lidar com o fracasso sem perder a motivação?
O seu filho procurará, naturalmente, os motivos do seu êxito ou do falhanço.
Um aluno que atribua a si mesmo a responsabilidade do seu desempenho tende a sentir-se mais motivado para prosseguir as suas tarefas do que aquele que atribui os seus resultados ao acaso ou a outros factores exteriores. Assim, aconselha-se o educador a não dar respostas do tipo "Foi azar" ou "O professor tem alguma coisa contra ti", mas a ajudar o seu filho na ponderação das causas do insucesso, para poder estabelecer estratégias com vista a melhorar a situação.
Conselhos para promover a motivacão
Definir objectivos pessoais.
Para os alunos se sentirem motivados, precisam de acreditar que vão poder executar com sucesso as suas tarefas. Se as metas forem de tal modo ambiciosas que inviabilizem à partida o êxito do projecto, eles vão sentir-se naturalmente desmotivados. Assim, é preferível o estabelecimento de pequenos objectivos, cujo cumprimento poderá trazer a compensação pelo esforço despendido e a confiança necessária para o estabelecimento de metas mais ambiciosas. Isto, obviamente, exige um trabalho constante de auto-avaliação e uma prática mais generalizada do ensino diferenciado.
Criar correspondência escola-casa
É importante valorizar os pequenos esforços do seu filho. Uma das estratégias poderá ser a troca de mensagens entre o professor e o encarregado de educação, que vise assinalar os pequenos triunfos do aluno, quer ao nível da participação, do cumprimento dos deveres, quer ao nível do comportamento.
Dar palavras de aprovação e de ânimo
Reforçar os pequenos sucessos, lançar desafios, mostrar que acredita nas suas potencialidades levarão o seu filho a acreditar nas suas capacidades.
Atribuir simbolicamente marcas de reconhecimento
Nestas idades, a atribuição de autocolantes para premiar um determinado sucesso, ou a entrega de diplomas poderá ser especialmente estimulante.
Conceber actividades motivadoras
A criação de actividades que envolvam realmente as crianças na sua execução é um passo muito significativo para a motivação no estudo. Para que as tarefas sejam motivadoras devem:
1. trazer um ganho que possa ser percebido pela criança. Se ela sentir que o trabalho valeu a
pena, vai esforçar-se para estudar mais;
2. ser autênticas. Se o problema constituir uma situação real, o aluno mobilizará os seus saberes com mais facilidade para a sua resolução;
3. envolver diferentes aprendizagens. Se a tarefa activar diferentes conhecimentos, será mais desafiadora e compensadora.
Estimular a auto-motivação.
D0 ponto de vista emocional, é importante promover o optimismo, a expectativa de que tudo acabará por correr bem, apesar dos eventuais contratempos.
Proporcionar um ambiente familiar rico em incentivos.
Aproveite ao máximo as oportunidades para envolver a criança ao nível cultural. Uma ida ao museu, ao teatro, ao cinema, ou um simples passeio proporcionarão oportunidades importantes para o jovem se interessar pelo mundo que o rodeia.
Ajudar o seu filho a ter uma percepção positiva de si mesmo.
Quando sabemos que temos um certo controlo sobre os acontecimentos, que somos parte activa de um processo, sentimo-nos mais confiantes, mais motivados. O mesmo se passa com
os mais novos. É importante auxiliá-los a pensar sobre os seus procedimentos, as suas técnicas de estudo, os seus problemas, a fim de incentivar a sua própria autonomia e auto-confiança.
Eliminar as ameaças e diminuir as pressões à sua volta.
Apenas livre da angústia, do stresse, da ansiedade poderá o seu filho ter vontade, por si próprio, de descobrir, conhecer e aprender.
Algumas técnicas para gerir o stresse:
. potenciar as emoções positivas, como a amizade, o amor, a solidariedade;
. aprender a relaxar, através de uma respiração profunda, da prática de um desporto, da música;
. procurar escapes para a pressão, pelo riso, choro, desporto, dança, etc;
. acreditar que se tem um domínio sobre a vida e que nela se pode intervir.
Proporcionar feedback à criança.
Este é um dos métodos mais eficazes para promover a motivação intrínseca. Os comentários ao trabalho do seu filho, se possível estimulando o seu percurso e mantendo-o a par dos seus progressos, podem envolvê-lo, de um modo muito enriquecedor, na sua própria aprendizagem.
Activar e envolver as emoções positivas para a aprendizagem.
As emoções são parte integrante da aprendizagem. Sem um envolvimento emocional, esta torna-se num terreno árido, perdendo a sua dimensão mais aliciante, estimuladora, apaixonante.
Os pais devem, por isso, demonstrar claramente o seu amor pelo conhecimento, que, sem dúvida, acabará por contaminar os jovens.
A criação de controvérsia, de debate, que aqueça e divida os diferentes partidos, é sempre uma aposta ganha quando se trata de motivar as crianças para o estudo de um novo tema.
Fonte: Obra citada infra
Posted by JMA at 11:51 AM
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